Como escolher o melhor taco para sinuca?

26/09/2017 14:19:49 13 de Setembro de 2018


O jogo de sinuca é uma arte que se desenvolve com a movimentação dos jogadores e a precisão de cada tacada, milimetricamente calculada. Nessa arte, a qualidade dos tacos é determinante e influencia diretamente na beleza das jogadas.

Os tacos para sinuca podem variar de tamanho, peso, modelo e material.

Qual o melhor taco para bilhar?

Critérios que você deve avaliar na hora de escolher o melhor taco para sinuca são comprimento, peso, tipo, composição da virola e tipo de sola.

Comprimento do taco

O comprimento do taco costuma variar entre 145 e 155 centímetros. Os tacos mais curtos amenizam os efeitos de oscilação, melhorando a precisão e firmeza das jogadas.

Peso do taco

O peso apresenta uma variação significativa que costuma ficar entre 280 e 650g. O peso depende do gosto pessoal, os mais pesados são melhores para tacadas com mais força, avalie o peso que lhe oferece mais conforto para efetuar a jogada.

Tipo: inteiriço ou de rosca

Existem basicamente dois tipos de tacos: os inteiriços e os de rosca.

O taco inteiriço apresenta como diferencial melhor absorção do golpe na tacadeira, por não conter componentes metálicos na sua parte central.

Sem sombra de dúvidas, a grande vantagem do taco de rosca é a portabilidade, porque quando desmontado ocupa pouco espaço. 

Se optar pelo modelo com rosca, use o taco de rosca três quartos, porque é fácil para transporte e apresenta mais firmeza e precisão que o taco de rosca central, que costuma proporcionar uma oscilação muito grande durante a tacada.

O taco de rosca também exige um cuidado especial: a rosca não deve ser apertada demais para não danificar a articulação, e nem de menos, para evitar tacadas em falso.

Virola

Outro detalhe importante é a virola - peça de material sintético ou metal, com formato semelhante a um anel - colocada na ponta do taco de sinuca para reforçar o local onde a sola será inserida. A virola serve para proteger a madeira de possíveis rachaduras.

O diâmetro da virola pode variar e consequentemente define o diâmetro da sola (na maioria das vezes de 10 ou 11mm), essa medida depende da preferência do atleta

Sola

A sola é uma esfera achatada fixada na virola, formando a ponteira do taco. É a sola que entra em contato com a bola no momento da tacada, por isso, é um detalhe importante no taco para sinuca.

A sola apresenta variações indicadas principalmente pelo Índice de Dureza, que possui uma escala de 60 até 100, quanto maior o valor mais dura será a sola, por tanto, é necessário prestar atenção na hora de escolher: as solas macias são recomendadas para tacadas mais suaves, enquanto as mais duras são ideais para tiros longos.

Qual taco para sinuca escolher?

Avalie todos os detalhes técnicos e escolha o taco de sinuca com característica que combinam com seu jeito de jogar. E não se esqueça de considerar também o design e o conforto, afinal, você precisa se sentir confortável e seguro para desfrutar dessa arte que é o jogo de sinuca.

 

A 7Ball oferece vários modelos de taqueiras para acomodar seus tacos com estilo. Confira também a linha de porta tampos com espaço para tacos.

 

Veja também:

Qual o melhor tecido para a mesa de sinuca?

Qualidade pode garantir uma boa tacada?

Principais causas de reparo ou problemas em uma mesa de sinuca

 

Fonte:

Papo de homem - goo.gl/qq8Ggt

Blog do bilhar - goo.gl/VnJ45N

Sinuca ABC - goo.gl/QaPbfR