Logotipo 7Ball

Agradecemos o seu contato e em breve a unidade mais próxima entrará em contato com você.

02
fev/18
Baralho: séculos de história em suas horas de diversão

O baralho é especialista em combater a monotonia e o tédio, é uma ideia certeira para reunir os amigos e garantir bons momentos. Ele tem espaço garantido em festas, churrascos ou em uma simples tarde chuvosa de domingo. A história desse objeto é tão fascinante e cheia de especulações, quanto ele é divertido. O primeiro relato de algo semelhante ao baralho aconteceu em 1294, na China, quando um indivíduo foi acusado de estar envolvido com jogos de azar e acabou capturado com suas cartas e os materiais que usava para fabricá-las.

Outra parte da história desse objeto que tem bastante suposições é a sua chegada ao oriente. Existem alguns desencontros de datas, algumas teorias sobre os romanos, mas nada conclusivo sobre como a Europa descobriu todo o encanto do baralho. O que é consenso é o período da sua chegada ao continente, no século XIV. O indício mais forte do seu trajeto foi pelo território Árabe, visto que até existe um conjunto de cartas expostas em um museu de Istambul, com características que podem ser associadas ao baralho como é hoje.

A partir da chegada do baralho a Europa houve uma difusão sua maior para outras culturas através da navegação portuguesa, que levou o objeto de novo ao oriente, chegando ao Japão, Índia e demais países.

A evolução dos seus modelos trouxe as figuras presentes nas cartas de maior valor, que vão desde o J [valete], seguindo para a Q [queen, dama] e chegando ao K [king]. O que pouca gente sabe é que esse conjunto de cartas ainda recebe a denominação de importantes personalidades da humanidade e até bíblicas, listadas a seguir:

  • Rei de ouros: Júlio Cesar, conquistador romano;
  • Rei de copas: Carlos Magno, Rei Franco;
  • Rei de paus: Alexandre, o Grande;
  • Rei de espadas: Davi, Rei de Israel;
  • Dama de ouros: Rachel, personagem bíblica, esposa de Jacó;
  • Dama de copas: Judite, personagem bíblica, ou Judith da Baviera, nora de Carlos Magno;
  • Dama de paus: Elizabeth I, rainha inglesa e irlandesa;
  • Dama de espadas: Atena, deusa grega da guerra e da sabedoria;
  • Valete de ouros: Heitor, príncipe de Troia;
  • Valete de copas: La Hire, cavaleiro francês, reconhecido por atuar com Joana D’arc, alguns definem que é Dante Alighieri, escritor italiano;
  • Valete de paus: Sir Lancelot, cavaleiro de Rei Arthur;
  • Valete de espadas: Ogier, herói da literatura dinamarquesa, também pode ser considerado Napoleão Bonaparte.

Referente ao Ás do baralho não se sabe quando houve a substituição do número pela letra, mas a origem vem do latim, na qual a palavra Ás, significa, uma unidade.

Em seus próximos momentos de lazer surpreenda seus amigos não só pelas jogadas, mas com um conjunto de curiosidades que pouca gente sabe sobre as cartas em sua mão.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *