Logotipo Loading

aguarde...

Regras oficiais de Sinuca Mata 8 de acordo com a CBBS, Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca.

Regras oficiais de Sinuca Mata 8 de acordo com a CBBS, Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca.

Jogar uma sinuca de forma recreativa não requer muitos elementos, apenas uma mesa adequada, bons amigos e um ambiente descontraído. Mas tem momentos em que a disputa pode ficar mais acirrada e para essas horas nada melhor que jogar de acordo com o regulamento para manter o desafio o mais justo possível. E é exatamente para essas horas que a equipe 7Ball separou o regulamento das Regras de sinuca Mata 8 para você consultar sempre que precisar. Confira a seguir:

REGRAS SINUCA MATA 8

Regras simplificadas da modalidade Pool dentro das normas nacionais e são complementadas pelo Regulamento dos esportes de bilhar. Não aplicáveis em mesas que retém as bolas encaçapadas.

Artigo 1º – Mesa
1. Não existindo os tamanhos oficiais da mesa, o ideal é que a largura seja equivalente a 50% do comprimento.
2. No centro, ao longo do comprimento da mesa e identificada como longitudinal, uma linha imaginária divide o campo de jogo em direito e esquerdo, no sentido de saída de partida. Linhas imaginárias entre as tabelas laterais, em ângulo reto com a longitudinal, são identificadas como transversais.
3. Uma linha imaginária transversal à longitudinal e coincidente com o centro da mesa, em seu comprimento, divide o campo de jogo em superior, no lado usado para saídas das partidas, e inferior no lado oposto.
4. As tabelas delimitadoras no comprimento do campo de jogo são identificadas como inferior e superior, junto aos respectivos campos.
5. A partir do canto direito do campo de jogo superior, no sentido anti-horário as caçapas são identificadas por numeração crescente, de 1 a 6.
6. As tabelas laterais são identificadas como direita e esquerda, segundo o campo adjacente. São identificadas como inferior e superior as tabelas adjacentes que delimitam o comprimento dos respectivos campos de jogos.
7. Exatamente no centro do campo de jogo inferior um ponto é assinalado e identificado como marca inferior, orientando a posição do conjunto de bolas para início de partidas. 8. No exato centro do campo de jogo superior outro ponto é identificado como marca superior, ou da bola branca.

Artigo 2º – Bolas
1. Para o jogo são usadas uma bola branca, identificada por “tacadeira”, e 15 (quinze) bolas coloridas, sendo uma identificada como “de jogo” separadas em dois grupos:
a. a bola numerada como 8 (oito) é considerada a bola “de jogo”;
b. um conjunto, com números de 1 a 7 sobre cores lisas, é identificado como grupo das bolas lisas;
c. outro conjunto, com números de 9 a 15 sobre cores listradas, é identificado como grupo das bolas listradas.
d. a separação em “grupo das bolas lisas” e “grupo das bolas listradas” organiza melhor os conjuntos e possibilita fácil, rápida e eficiente identificação.

Artigo 3º – Saídas
1. Para a saída da partida as 15 (quinze) bolas numeradas são agrupadas aleatoriamente, em formato triangular, tendo no centro a bola 8 e nos dois cantos inferiores, uma bola de cada grupo. A bola do vértice, qualquer uma, terá seu centro posicionado sobre a marca inferior.
2. A branca é colocada na marca superior e a jogada de saída pode visar qualquer bola, sem precisar avisar qual.
3. A saída de primeira partida de jogo é decidida por sorteio e quem ganha escolhe quem joga, podendo passar ao adversário sem direito à recusa. Nas partidas seguintes começa o vencedor da anterior, que pode passar a vez ao adversário, também sem direito à recusa.
4. A bola encaçapada na saída identifica o grupo do jogador ativo, ficando o outro grupo para o adversário.
5. Se duas ou mais bolas de diferentes grupos são encaçapadas na saída, o jogador da tacada deve escolher quais serão as suas, declarando a opção antes da tacada seguinte. Nenhuma das bolas retorna ao jogo e o adversário fica com o grupo que sobrou.
6. Não converter bola na tacada de saída faculta ao oponente escolher o grupo de seu domínio, declarando a opção antes da tacada seguinte, que será feita a partir das posições atuais.
7. Retorna ao jogo em sua marca a tacadeira encaçapada, ou lançada fora do campo de jogo, na jogada de saída, mesmo que simultaneamente encaçapando outra(s) bola(s). Neste caso a ação é transferida ao adversário, que joga com as bolas nas posições atuais, antes escolhendo e identificando o grupo de bolas. Voltam ao jogo as bolas do grupo imposto ao penalizado, eventualmente encaçapadas.

Artigo 4º – Ação em jogo
1. Por meio técnico, na saída de partida os dois grupos de bolas são determinados para domínio individual dos jogadores.
2. A bola de jogo, 8, só pode ser visada diretamente após convertidas todas as bolas do grupo de cada jogador.
3. Tirando a tacada de saída, cada jogador visa obrigatoriamente bola de seu grupo.
4. Não existindo evidência, é obrigatória a identificação da bola visada, por meio de cantada prévia.
5. Sem falta na ação, a conversão da bola visada é válida em qualquer caçapa.
6. Não é necessário cantar o desvio na direção da tacadeira por uso de tabela, para depois atingir bola visada de seu grupo de domínio.
7. Só é evidente a jogada que visa bola claramente direcionada, não existindo outras próximas do mesmo alinhamento que possam ser visadas.
8. Não havendo cantada e em dúvida sobre evidência, o jogador em ação pode ser questionado sobre sua intenção.
9. É válida a jogada que encaçapa:
a. bola do próprio grupo, mesmo quando entre a visada e a convertida ocorre transferência de movimento por bola do próprio grupo ou do oponente;
b. mais de uma bola do próprio grupo.
10. Encaçapar bola mantém o jogador com direito a jogar.
11. Perde o direito da ação, transferindo-a ao adversário, o jogador que:
a. não encaçapa bola;
b. encaçapa bola não evidente ou não cantada como visada se assim exigido;
c. encaçapa bola do grupo do oponente; ou
d. comete qualquer falta.
12. Vence a partida quem primeiro encaçapa a bola 8, de jogo:
a. após ter convertido todas as bolas do seu grupo, ou
b. a qualquer momento, convertendo-a por transferência de movimento de bolas, movimentadas por bola licitamente visada.
13. Vence o jogo quem primeiro completa o número predeterminado de vitórias em partidas.

Artigo 5º – Retorno e posição de bolas
1. A bola branca, tacadeira, retorna em sua marca quando convertida durante a partida, lançada fora da mesa ou retirada do jogo irregularmente.
2. Quando a marca superior estiver total ou parcialmente ocupada, impedindo a colocação da bola, a tacadeira retorna ao jogo sobre a linha longitudinal, entre a sua marca e a tabela superior.
3. Quando previa e opcionalmente convencionado pelos jogadores, se o campo de jogo contiver a delimitação de espaço identificado como “D”, usado nos jogos de Sinuca, Sinuca Mista e/ou Snooker, essa área pode ser usada para a colocação da tacadeira nos retornos ao jogo. As saídas de partidas sempre usarão a marca neutra.
4. Exceto a tacadeira, bolas convertidas ou retiradas irregularmente do jogo permanecem fora quando do grupo do oponente. Voltam ao jogo quando do grupo do penalizado.
5. A bola que ao jogo retorna é colocada colada:
a. no ponto central da tabela junto à caçapa usada, na direita de quem as retira, ou o mais próximo possível dele sem tocar outras bolas, preferivelmente em direção da caçapa usada;
b. quando impossibilitada por obstrução de outras bolas, retorna na tabela à esquerda;
c. se impedida a colocação nas opções anteriores, a bola retorna junto à primeira tabela livre da direita de quem as retira;
d. quando mais de uma bola retornam ao jogo, são colocadas em iguais posições e unidas entre si.
6. Bola convertida que retorna ao campo de jogo por impulsão da jogada é considerada como não encaçapada.
7. Permanecem nas novas posições as bolas movimentadas por falta técnica.
8. Bolas movimentadas por árbitro ou terceiros, por falta técnica, disciplinar ou por vibrações involuntárias na mesa, quando solicitado pelo beneficiado com a ação, são repostas nas posições originais, o mais fielmente possível, e o jogo prossegue normalmente. Se impossível recompor a situação de jogo anterior:
a. quando originada por árbitros ou terceiros, a partida é considerada nula e outra é iniciada, sem penalidades, ou
b. quando originada por falta técnica ou disciplinar, a partida é encerrada com derrota do penalizado.

Artigo 6º – Faltas
1. É falta técnica: qualquer falta que contraria as normas, sem prejudicar os jogadores.
2. É falta disciplinar: a falta premeditada e a desatenção intencional e/ou irresponsável às regras e normas, quando não originem agravantes severos.
3. É falta disciplinar grave: o desrespeito ostensivo e/ou agressão física e/ou verbal a pessoas, oponentes, autoridades, entidades ou bens.
4. Quando sem dolo são faltas técnicas:
a. converter bola do grupo do oponente;
b. converter a tacadeira (“suicídio”);
c. conduzir a tacadeira (“carretão”);
d. dar mais de um toque na tacadeira (“bitoque”);
e. acidentalmente lançar bola para fora do campo de jogo;
f. acidentalmente provocar “salto” de bola, quando não tocando primeiramente na bola visada;
g. jogar com qualquer parte do taco que não a sua ponteira;
h. jogar em bola do grupo oponente;
i. tocar indevidamente em qualquer bola;
j. jogar sem ter contato com o piso;
k. jogar com bola em movimento ou sendo reposta em jogo;
l. jogar com a tacadeira fora da sua marca ou posição correta, na saída ou quando retorna ao jogo;
m. usar na tacada outra bola que não a tacadeira;
n. fazer ou usar marcas estranhas na mesa ou campo de jogo;
o. usar objetos e/ou bolas para medidas ou cálculos na mesa ou campo de jogo;
p. ingerir e/ou usar ou portar bebidas, cigarros e produtos proibidos pelas normas desportivas, durante ação de jogo;
q. deixar giz e outros materiais na mesa de jogo, após encerrada a ação; e
r. praticar qualquer contrariedade às regras e normas, sem dolo.
5. Conforme a gravidade do ato, é falta disciplinar e/ou disciplinar grave:
a. intencionalmente praticar falta; ou
b. praticar atos considerados como falta disciplinar ou disciplinar grave, conforme previsto no Regulamento dos Esportes do Bilhar e na legislação desportiva.
6. Não há falta quando bola colada à tacadeira se movimenta involuntariamente, por defeito da mesa ou pano.
7. Na ocorrência de falta provável e sem prejuízo do oponente, é facultado ao árbitro praticar uma advertência informal, sem aplicação de penalidades, se assim julgar conveniente.

Artigo 7º – Penas
1. Na ocorrência de qualquer falta, à sua escolha o oponente favorecido retira do jogo uma bola do seu grupo de domínio e, adicionalmente: a. o beneficiado joga normalmente; ou b. o favorecido passa a tacada ao adversário, sem direito de recusa.
2. Quando sem dolo, encaçapar bola do adversário é enquadrado como falta, porém, não é retirada de jogo uma bola do beneficiado.
3. A falta gerada por erro na bola visada, com ausência de toque em outras bolas, permite ao beneficiado a opção de jogar com a tacadeira na posição resultante ou deslocando-a para sua marca.
4. As faltas por “bitoque”, “condução” e/ou disciplinar determinam que duas bolas do beneficiado sejam retiradas do jogo, à sua escolha.

Artigo 8º – Final de partida 
1. A partida termina quando:
a. após converter todas as bolas de seu grupo de domínio, o jogador encaçapa licitamente a bola 8, visando-a diretamente;
b. a qualquer momento é convertida a bola 8, por transferência de movimento originada por outra bola visada licitamente pelo jogador em ação, podendo existir interferência de bolas do grupo do oponente;
c. a bola 8 é convertida com falta ou lançada para fora da mesa, a qualquer momento, impondo derrota ao penalizado;
d. a bola 8 é convertida na tacada de saída, sem faltas, com vitória do jogador em ação; ou
e. um dos jogadores reconhece a derrota na partida.

Artigo 9º – Final de jogo 
1. O jogo termina quando:
a. é atingido número predeterminado de vitórias em partidas;
b. um dos jogadores comete a segunda falta disciplinar ou uma falta disciplinar grave; ou
c. um dos jogadores reconhece a derrota no jogo.
São Paulo, novembro de 2009
Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca

5 1 vote
Avalie este artigo
132 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
André
2 anos atrás

Num jogo… eu mato o 8 e Caio de branca junto… meu adversário tem duas bolas na mesa, quem ganha o jogo?

Fernando Costa
2 anos atrás

Quando um jogador mata na mesma tacada sua ultima bola e a bola oito na mesma tacada…quem vence a partida?

Juliano Paulo Eberhard
2 anos atrás

Caso eu tenha apenas a bola 8 e meu aniversários mais de 3 bolas. Se minha bola 8 estiver na boca da caçapa e uma bola do adversário em frente na bola 8 colada e na minha vez de jogar eu jogar na bola do adversário convertendo a bola 8 eu ganho a partida pois fiz minha bola 8 ou é considerado falta com algum tipo de punição.

Sérgio Terra
2 anos atrás

Oi. Boa noite! Meu nome é Sérgio. Hoje, jogando Bola-8 aconteceu de eu fazer minha última bola antes da oito e, consequentemente, fiz a bola oito na mesma tacada. O adversário continuou com suas bolas na mesa e disse que eu perdi, sendo que, como eu acredito na lógica, a oito passou a ser minha no momento em que minha última bola foi encaçapada. Como se resolve essa situação?

Jeferson venzo
2 anos atrás

Quando eu estiver na bola 8 e meu adversario com mais bolas eu posso dar um prego no meu adversario?

Luís Nascimento
2 anos atrás

Mesma situação do comentário do Sérgio. Qual mata a 8 com a mesma tacada que matou a última bola do meu grupo.
Isso não entraria na regra de matar a 8 com transferência de movimento ?
Hoje, todos nós, jogamos que se eu bater na minha bola e, sem querer, matar a 8… quem tacou perde. Porém pela regra oficial, não é desta forma. Você ganha o jogo.
“b. a qualquer momento é convertida a bola 8, por transferência de movimento originada por outra bola visada licitamente pelo jogador em ação, podendo existir interferência de bolas do grupo do oponente;”
Como fica esta situação ?

Augusto
2 anos atrás

O que quer dizer a letra b), do item 12, do Art 4º? Mas se eu fizer a bola 8 antes de fazer as minhas visadas não caracteriza-se a derrota no jogo conforme a letra c), do item 1, do Art 8º?

Antonio
2 anos atrás

Se eu emcacapar a bola 8 na saída e cair de branca oque acontece ?

Lucas Matteus Lima
2 anos atrás

Olá joia me tira uma dúvida estava jogando a bola do adversário estava na boca e a bola 8 junto eu estava so por ela ai joguei e matei a dele e a 8 na mesma tacada restando duas bola dele na mesa quem vence o jogo

2 anos atrás

Olá Boa tarde… meu nome é Manoel Manoel SilvaMessias e eu sou de Campina Grande PB, eu tenho três grandes dúvidas. 1º – Toda falta é BOLÃO na mão ou só é bolão na mão quando há suicídio ou o bolão pula fora da mesa? 2º – No caso de bolão na mão eu poço posiciona-lo em qualquer lugar da mesa ou tem um ponto específico? e 3º – No caso de retirada de bola por falta do adversário, eu retiro a bola de menor valor ou qualquer outra bola de minha preferência?

2 anos atrás

Olá Vanessa boa tarde. Veja o que diz o artigo 7 desse regulamento: (Artigo 7º – Penas)
1. Na ocorrência de qualquer falta, à sua escolha o oponente favorecido retira do jogo uma bola do seu grupo de domínio e, adicionalmente: a. o beneficiado joga normalmente; ou b. o favorecido passa a tacada ao adversário, sem direito de recusa. Esse mesmo regulamento diz que sim, em caso de falta retira-se uma bola e vendo um vídeo de Noel Snooker, ele está em acordo com esse regulamento, só que ele afirma que retira-se a bola de menor valor.

Anderson
2 anos atrás

Olá,um pela 8 e o outro falta uma,atiro na 8 , ela cai e a última do oponente tbm , quem ganhou???

Jackson sirostky
2 anos atrás

ao meu adversário jogou no vazio e não tocou em nada no vazio e foi direto ao poço minha dúvida sai uma ou duas bolas outra pode jogar no vazio…e se a bola branca tem que rola no mínimo um palmo

Laudo Reis
2 anos atrás

Ola , estava só com a bola 8 meu adversário matou a ultima bola do grupo dele e na mesma tacada matou a bola 8 , quem seria o vensedor ? Eu ja tinha matado dods do meu grupo , só faltava a 8 pra mim

MARCIO SENNA
2 anos atrás

pelas normas da confederação, qual o tamanho padrão das caçapas de uma mesa semi-oficial, tipo 2,30 x 1,15

MARCOS PAULO DA CRUZ
2 anos atrás

Boa tarde, Deborah, vi ali em cima que vc respondeu a uma pergunta parecida com a minha, porém repito a pergunta, pois no caso, meu adversário está na 8, eu, com a maior ainda tenho a 15, mato a 15 e vou para a disputa final da 8. ok, mas nessa tacada…mato o 15 na caçapa superior, a branca desce a mesa e mata a bola 8…Quem é o vencedor? o meu adversário que já estava na 8 ou eu que na mesma tacada matei minha 15 e em seguida a 8, última bola do jogo???

Quedison
2 anos atrás

Olá. Tudo bem a minha dúvida e o seguinte. Quando eu encaçapo a última bola do jogo e venho a encaçapar também a branca. O adversário ganha ?

Fernando
1 ano atrás

Boa tarde,
Uma dúvida a respeito das regras, se eu encaçapar uma bola do meu adversário tocando sem dolo a bola branca em uma bola do meu adversário , eu pago mais uma bola?
Obrigado!

Fernando
1 ano atrás

Então além de eu derrubar a bola que caiu na minha jogada, eu pagaria mais uma bola na “sinuquinha” no caso. Nas regras oficiais o adversário pegaria a bola branca com a mão e posicionaria onde ele quiser na mesa, é isso?

Wagner
1 ano atrás

estavamos jogando com a 8 fora da mesa, pois seria colocada pelo adversário assim que o oponente matasse as 7 bolas primeiro…
ocorreu que o jogador “A” matou sua última bola e caiu de bolão, ele perdeu a vez e a 8 não veio para a mesa. O jogador “B” tinha 2 bolas, então uma foi retirada como penalidade, ele matou sua última bola e também caiu de bolão… o jogador “B” também merece a penalidade, mas a 8 não estava na mesa, ele perde a partida mesmo assim?

henrique
1 ano atrás

boa noite, uma pergunta, Se eu derrubar uma bola minha tipo a 03, e na mesma tacada o bolao derrumar outra do meu oponente, recebo falta, ou continuo, pois a bola 03 era ela que estava em jogo!

Valdecir
1 ano atrás

Olá, tenho duas dúvidas, se eu estiver somente pela bola 8 e meu adversário tem somente mais 1 bola e na minha tacada eu acerto a bola 8 e na mesma tacada cai primeiro a bola do meu adversário e depois a bola 8 quem ganha o jogo. E se na minha tacada cair primeiro a bola 8 e depois a última bola do adversário quem ganha o jogo.

Evandro
1 ano atrás

Bom dia,
Eu estou pela bola oito e meu adversário tem uma bolinha na mesa. É minha vez de jogar, eu jogo na oito, ela bate na bola do adversário, cai a dele e depois a oito. Quem é o ganhador?
E se a oito bater na bola do adversário, cai a oito e logo em seguida a do adversário. Quem é o ganhador?

Maicon Batista Machado da Silva
1 ano atrás

Bom dia, aconteceu um caso no jogo aqui ontem,a gente joga com o 8 na mesa desde o estouro das bolas,aí eu estourei aí não caiu nenhuma bola aí na segunda tacada meu adversário fez uma bola e na mesma jogada depois que caiu uma bola dele caiu a bola 8 também aí ele perdeu o jogo isso?

Pedro Henrique de Azevedo
1 ano atrás

Bom dia, no castigo duplo se meu adversário estiver com 3 bolas na mesa e eu estiver somente com a bola 08 e nessa situação é minha vez de jogar e eu derrubo a 08 e o bolão na mesma tacada… Qual as medidas corretas nesse caso?

ALEXANDRE
1 ano atrás

Estávamos, eu e o oponente pela bola 8. Ao jogar eu ceguei, ou seja, errei a bola 8. Nessa situação eu perco o jogo ou somente passo a vez e o meu oponente posiciona a bola branca na saída se não gostar da posição que a bola branca ficou?

ROSELITO FAVERO DA SILVA
1 ano atrás

Olá, ao tentar acertar uma bola minha, acerto a bola do adversário, mas o bolão bate antes na tabela. É uma falta, ou somente quando bate diretamente na bola do adversário é que é falta?

1 ano atrás

Se o aniversário matar a bola oito e suicidar e eu tiver duas bolas eu tiro uma bola e tenho direito de dar mais uma tacada ou não?

1 ano atrás

E paga uma bola também né?

Juliano
1 ano atrás

Se meu adversario for de branca, na retomado do jogo a branca foi recolocada na sua posição correta e ao mesmo eu fiquei esnucado para sair jogando, eu posso mover a bola branca em linha reta para o loda para sair da sinuca, assim podendo jogar????

Daniel
1 ano atrás

Se eu tiver com duas bolas na mesa e o adversário com a bola 8 embuchada e ele jogar uma bola minha para matar o 8 isso pode?

Edilson B. Araujo
1 ano atrás

Bom dia… minha pergunta… o jogador pega com a mão a bola do adversário e a joga na caçapa. o que acontece? e qual será a punição do mesmo. regra mata 8.

Paulo Vitor
1 ano atrás

E permitido eu encaçapar minha bola batendo com a branca na do adversário?

Na regra acima não encontrei descrito sobre a sitiacao:
– caso , já tendo encaçapado toda minha sequência, estando finalmente pela bola 8, o adversário simplesmente erra sua bola (não acerta com a tacadeira) sele perde a partida .
Também se ambos estivermos pela bola 8 e nao acertamos a bola 8 na tacada o adversário certamente ganga oo jogo
Parece óbvio a Vitória pelo erro porém deveria constar na regra, pois há quem acredite que apenas deixa de ser penalizado ,quando não houver bolas do adversario a serem retiradas e acredita que ganha quem encaçapar a boola 8
Peco emitirem um parecer sobre essas circunstâncias

Rafael
1 ano atrás

Boa noite, tudo bom?
Não encontrei essa pergunta no fórum, então lá vai. Eu estava pela bola 8 e meu adversário por uma bola do grupo dele. Matei a 8 e suicidei. Eu tirei a única bola dele e disse que ganhei. Mas ele defende que quem ganhou foi ele. E agora?

Jacques Lincon Freire
1 ano atrás

Estou com a bola 8.
Me adversário está com 4 bolas.
Eu mato a bola 8 mas o bolão é encaçapado.
Eu eu perco o jogo ?

1 ano atrás

Wonderful post! We will be linking to this particularly great post on our site. Keep up the good writing. Hailee Demetrius Valeria

Alex Barcellos
1 ano atrás

Boa noite minha dúvida é a seguinte:
Eu estava com 2 bolas meu adversário apenas com 1 bola. Errei em bola e acertei direto a oito sem querer mas ela não caiu. Neste caso, como seria pela regra oficial o procedimento.
Na “sinuquinha” brasileira como seria?
Meu adversário falou que ganhou porque eu acertei direto já 8 sem tabela então tenho que pagar duas bolas.

1 ano atrás

Caso o meu adversário encaçape uma bola minha e após a bola 8(sendo a ultima dele) quem ganha?

Cesar
1 ano atrás

Boa noite..estamos jogando com a bola 8 na mesa..ele só jogar acerta a bola 8 direto…ele paga uma ou duas bolas?

What’s up colleagues, how is the whole thing, and what you desire
to say regarding this post, in my view its really amazing
in support of me.

VINICIUS SOARES DA SILVA BARROS
1 ano atrás

Eu e meu adversário estamos com 1 bola,meu adversário derruba a minha, de acordo com a regra da sinuquinha, ele tem o castigo de pagar com uma bola. Ele perde? Sendo que a única bola que faltava pra mim seria a bola 8.

Hernan
1 ano atrás

Se caso eu erre uma bola minha eu pago a bola do adiversario certo, e se caso eu erre a minha bola e consequentemente eu encaçape a bola branca eu continuo pagando apenas uma bola para o adversário ou aí serão 2 bolas

José Carlos Tavares
1 ano atrás

Se eu jogar intencionalmente com a tacadeira na bola do adversário, eu pago duas bolas?

Rick
1 ano atrás

Dúvida, meu adversário pela bola 8 ja na caçapa, jogo o bolão sem tocar em nenhuma, para deixar ele em posição de “sinuca”, pago 1 bola minha. Vez dele- joga via tabela, porém pega na minha antes de fazer a 8. Quem vence?

Renan
1 ano atrás

Oiê se eu estou pela bola 8 e meu adversário tem apenas uma na mesa e eu me mato de bolão sem acertar o oito ele vence a partida ou apenas sai a bola dele e ele tem que tacar no 8

Natalia
11 meses atrás

Se o meu adverssario matou minha bola eu tenho que tira uma ou duas ?? Porque nesse caso como ele matou a minha essa fica neutra e no caso tenho que tira duas é isso?

UMBERTO CACCIATORI
11 meses atrás

Olá, tudo bem? Meu nome é Umberto e tenho uma dúvida no jogo mata 8. Se tiver uma bola alinhada com a caçapa 5 e outra bola do mesmo grupo alinhada com a caçapa 2 com a branca alinhada entre as duas. Seria legal se fossem encaçapas as duas bolas na mesma tacada usando uma puxadinha na branca? Desde já agradeço a atenção.

UMBERTO CACCIATORI
11 meses atrás

Olá, boa tarde! Muito obrigado por responder minha dúvida anterior, mas tenho mais uma dúvida. É legal fazer uma tabela em uma bola do mesmo grupo com o objetivo de desviar a branca para encaçapar a bola alvo? Novamente agradeço por sua atenção, dedicação e qualidade das respostas.