Logotipo 7Ball

Agradecemos o seu contato e em breve a unidade mais próxima entrará em contato com você.

02
fev/18
Xadrez: do primeiro lance ao xeque mate em poucos parágrafos

Aprenda a jogar xadrez e a fugir do xeque mate mais principiante de todos

O xadrez é um jogo fascinante que exige muito estudo de quem realmente se dedica a ele. Um jogo estratégico, com muito raciocínio, no qual dois adversários tentam derrotar um ao outro escolhendo as táticas que julgam mais eficientes a cada movimento. Se você ainda não conhece o seu funcionamento chegou um bom momento para entender suas características e o que provoca todo seu sucesso mundial.

A parte básica da sua mecânica é que cada tipo de peça realiza um movimento. A primeira fileira é composta pelas peças menores, os peões, que realizam movimentos apenas para frente, movendo-se por apenas uma casa, com exceção ao movimento inicial que pode ser de duas. Posicionadas logo atrás, protegidas pela primeira fileira, estão as peças mais nobres e com movimentos distintos.

As torres andam apenas em linha reta, para frente e atrás e nas laterais, quantas casas quiser, desde que o caminho esteja livre. Os cavalos têm um movimento bem curioso em formato de L, três casas retas e duas para os lados. Os bispos seguem o princípio das torres, mas na diagonal. Por fim, tem a rainha e o rei no centro, ela pode se movimentar para todos os lados, com o mesmo alcance da torre e do bispo, já o rei, pode escolher qualquer direção, mas apenas uma casa de cada vez. O jogo chega ao fim quando o rei é atacado e não tem nenhum movimento para se esconder ou outra peça para intervir. No xadrez existe também a possibilidade do empate, mas é assunto para ser tratado em breve com mais detalhamento.

Curiosidade: sabe qual é o xeque mate mais rápido do mundo?

Essa estratégia é chamada de Xeque mate do louco e é o resultado de um início de jogo terrível por parte das peças brancas, movimentando os peões e deixando o rei exposto sem qualquer proteção, como na figura abaixo. Assim as peças pretas realizam o xeque mate com apenas dois movimentos.

Alguns princípios indicados por jogadores profissionais são fundamentais para garantir um bom início de partida.

Procure sempre iniciar o jogo com o peão do Rei ou da Dama, para conquistar o centro do tabuleiro, que é fundamental para as peças terem melhor alcance nas jogadas;

Realize movimentos que levem alguma ameaça, é um desperdício fazer um movimento apenas por fazer;

Mova os cavalos antes que os bispos, porque no início o cavalo abrange apenas duas casas, já o bispo, mesmo sem se mover, protege toda a diagonal;

Realize um único movimento em cada peça, deixando ela na melhor posição inicial possível;

Não movimente a dama antes da hora;

Procure realizar o Roque, inverter o rei e a torre, o quanto antes para proteger o rei e liberar a torre.

Esses são princípios iniciais, podem haver exceções, mas de maneira geral, a partir desses direcionamentos é possível ter um bom começo de jogo, para administrar o seu desenvolvimento e chegar ao caminho da vitória.

Cheque mate famoso que pode ocorrer durante a partida.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *